Como Calcular o Peso Ideal de Acordo Com a Altura

Publicidade

Estar no peso ideal de acordo com a sua altura é algo extremamente importante, pois o mesmo é responsável por evitar complicações como obesidade, hipertensão e diabetes ou até mesmo a desnutrição.

Para que você possa calcular qual o peso ideal para a sua altura, é necessário fazer o cálculo IMC que leva em consideração fatores como: idade, peso e altura. Mas como esse cálculo pode ser feito?

Publicidade

Para que você possa entender como calcular o seu IMC continue lendo esse artigo até o final, pois ao longo dele serão apresentadas as melhores e principais informações sobre o assunto em questão.

Tabela de peso ideal para crianças de até 5 anos

A seguir você poderá ver uma simples tabela que trará informações sobre qual o peso ideal para crianças de até 5 anos, levando em consideração a idade, o gênero e a altura de cada uma das crianças.

-Tabela das meninas (de até 5 anos de idade):
IdadePesoIdadePesoIdadePeso
1 mês3,2 – 4,8 kg6 meses6,4 – 8,4 kg1 ano e meio9 – 11,6 kg
2 meses4 ,6 – 5,8 kg8 meses7 – 9 kg2 anos10 – 13 kg
3 meses5,2 – 6,6 kg9 meses7,2 – 9,4 kg3 anos11 – 16 kg
4 meses5,6 – 7,1 kg10 meses7,4 – 9,6 kg4 anos14 – 18,6 kg
5 meses6,1 – 7,8 kg11 meses7,8 – 10,2 kg5 anos15,6 – 21,4 kg
-Tabela dos meninos (de até 5 anos de idade):
IdadePesoIdadePesoIdadePeso
1 mês3,8 – 5 kg7 meses7,4 – 9,2 kg1 ano e meio9,8 – 12,2 kg
2 meses4,8 – 6,4 kg8 meses7,6 – 9,6 kg2 anos10,8 – 13,6 kg
3 meses5,6 – 7,2 kg9 meses8 – 10 kg3 anos12,8 – 16,2 kg
4 meses6,2 – 7,8 kg10 meses8,2 – 10,2 kg4 anos14,4 – 18,8 kg
5 meses6,6 – 8,4 kg11 meses8,4 – 10,6 kg5 anos16 – 21,2 kg
6 meses7 – 8,8 kg1 ano8,6 – 10,8 kg—–——

Se ambas as tabelas que foram mostradas anteriormente forem seguidas, a sua criança além de estar no peso ideal, também terá uma vida mais saudável.

Para calcular o IMC de adultos é bem simples. Isso pois existem milhares de calculadoras de IMC que podem ser acessadas por meio de seu navegador de forma rápida e fácil.

Entendendo o IMC

Publicidade

Como foi dito anteriormente, estar acima ou então abaixo do peso ideal para a sua altura pode causar milhares de complicações como obesidade, hipertensão e diabetes ou até mesmo a desnutrição.

Mas como saber se meu peso é ideal para a minha altura? Para que isso seja possível, é necessário calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC), que levará em consideração ao longo do processo a sua idade, peso e altura.

É muito importante estarmos lembrando a todos que o IMC não levará em consideração como a quantidade de gordura, de músculo ou de água que a pessoa apresenta, já que o cálculo se trata apenas de uma referência de peso para a altura da pessoa.

Se você apresenta alguma dúvida em relação ao seu peso, recomendamos que você consulte um nutricionista ou então algum outro profissional na área para assim fazer uma avaliação completa e descobrir qual o seu real peso.

Como posso chegar no peso ideal?

Uma vez que uma pessoa se encontra fora do peso ideal, é de extrema importância consultar um profissional na área e no assunto, para iniciar uma dieta adaptada às suas necessidades, para aumentar ou diminuir de peso.

Além disso, é muito importante procurar a ajuda de um profissional em educação física, para que assim o mesmo possa te orientar da melhor forma para que você comece uma rotina frequente de exercícios físicos.

1. Como alcançar o peso ideal estando acima do peso

Se você está acima do peso e apresenta interesse em chegar ao peso ideal, é importante aumentar o consumo de alimentos saudáveis, ricos em fibras e baixos em calorias, como por exemplo berinjela, gengibre, salmão e as sementes de linhaça.

Isso deve ser feito, pois alimentos como estes são os responsáveis por diminuir a ansiedade, e assim, te ajuda a perder peso.

2. Como alcançar o peso ideal estando abaixo do peso

Se você está abaixo do peso é importante consultar um nutricionista antes mesmo de iniciar qualquer processo. Isso deve ser feito, pois o profissional irá analisar a sua situação e irá sugerir as melhores alternativas para aumentar o peso.

De forma geral, esse processo deve acontecer de forma saudável. Por isso, o consumo de alimentos como pizzas, frituras, cachorro-quente e hambúrguer não são as melhores opções nesse momento.

Alguns alimentos interessantes na dieta, são:  alimentos ricos em proteínas como ovos, queijo, leite e derivados, frango ou salmão.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *